Textos


SEMANA SANTA - Páscoa

         A semana que vem antes da Páscoa cristã é chamada de semana Santa.
         A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos.
         O Domingo de Ramos é quando se benzem ramos de oliveira ou ramos de palmeiras, e se lê o texto evangélico da entrada solene de Jesus em Jerusalém. Este ramo bento simbolizar a força da vida e a esperança da ressurreição.
         Na Quinta-feira santa se celebra a Ceia do Senhor, a missa com a tradicional cerimônia do Lava-pés. No final da missa ocorre a cerimônia da adoração do Santíssimo Sacramento.
         A Sexta-feira Santa é dia de silêncio e recolhimento. São feitas procissões da Via-Sacra ou Caminho da Cruz, com suas quinze estações. Também ocorrem as grandes preces da Igreja pelo mundo e a adoração da cruz, que nasceu em Jerusalém.
         A última noite da Semana é a chamada Vigília Pascal ou Sábado de Aleluia.
No Sábado de Aleluia ao meio-dia costuma-se "malhar o Judas", ou seja, bater e queimar um boneco de pano representando a traição de Judas Iscariotes que vendeu Jesus.
         Páscoa da Ressurreição de Jesus - Páscoa, do latim paschalis, deriva da palavra hebraica Pessah, passagem.  Com este nome designamos a festa judaica da saída do povo do Egito conduzido por Moisés. Simboliza também a festa cristã da Ressurreição de Jesus de Nazaré no ano 30 da era cristã, a celebração do fogo.
         Ovos de Páscoa – Os ovos coloridos são oferecidos como alimento no dia de Páscoa. Ovos são símbolos da vida em germe, que está a ponto de eclodir.
         Coelhos - Representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.
         Colomba ou Pomba de Páscoa - A pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita e para não nos deixar órfãos envia o Defensor dos pobres. A terceira pessoa da Santíssima Trindade é a garantia de que o amor de Deus permanece em nossa casa, em nossa vida e nossa Igreja.


Atividades da Páscoa

1. Crie um caça-palavras com as principais palavras do texto.
2. Como é chamada a semana que vem antes da Páscoa?
3. Explique o Domingo de Ramos.
4. Explique a Quinta-feira santa.
5. Explique a Sexta-feira santa.
6. Explique o Sábado de Aleluia.
7. Explique o significado de Páscoa.
8. Qual o significado dos ovos de páscoa?
9. Qual o significado dos coelhos?
10. Qual o significado da pomba de páscoa?




TEXTO: ALUNOS IMPREVIDENTES

Pais esclarecidos assumem a sua paternidade, não ficam dando asa a filhos irresponsáveis. Com certeza, esse filho (ou filha) é desleixado, não cumpridor de suas obrigações porque sempre encontrou cobertura do pai e/ou da mãe. Certamente, não será bom cidadão nem profissional exemplar.
Pais esclarecidos sabem compreender as situações como a que aconteceu numa escola da cidade. Uma mocinha furiosa chegou a casa e disse que iria "Entrar com recurso" porque havia ficado em recuperação de Matemática. Ao que a mãe aconselhou: "Não escreva esse requerimento que o supervisor de ensino mandará deixá-la também em Português". 
Alunos imprevidentes sempre estão dizendo as seguintes frases:
- Não sei fazer, não consigo, não sou capaz, sou burro.
- Não entendi nada.
- Essa matéria é muito difícil.
- É muita matéria.
- É preciso adiar a prova.
- Por favor, não marque prova na segunda-feira.
- Dá uma chance, uma colher de chá.
Demonstram a necessidade de restringir suas obrigações a limites sempre menos amplos. Procuram colegas de quem possam depender ou mesmo explorar a "mão de gato". Nos trabalhos em equipe, preferem só assinar o nome. Contam com quebra-galhos, o "dá um jeitinho", e acabam se "estrepando".

* Imprevidente - Desacautelado, descuidado, imprudente.


Texto pesquisado na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou retirarmos do blog.




ATIVIDADES – ALUNOS IMPREVIDENTES.

1- Escreva duas atitudes de pais esclarecidos.
2- Quais as características do aluno que não será bom cidadão nem profissional exemplar?
3- O que a mãe aconselhou a menina? Por quê?
4- Você concorda com a reclamação da menina? Justifique.
5- O que você acha da primeira frase do texto? Justifique.
6- Você é o tipo de aluno que se identifica com a última frase do texto? Justifique.